segunda-feira, 20 de julho de 2009

Notícia nº1 - Criação do Núcleo

(Coordenador do Núcleo com o Secretariado Concelhio)



Sábado dia 21 de Fevereiro foi um dia de festa para o associativismo jovem do nosso concelho. Neste dia, realizaram-se as eleições do recém-criado Núcleo da Juventude Socialista de Izeda.


Segundo o coordenador do Núcleo, Luís Salgueiro Pires, este núcleo “vem suprir a falta de alguém que faça chegar a voz dos jovens Izedenses ao poder local, que tanto os tem discriminado”.

Após a tomada de posse seguiu-se um salutar jantar convívio entre os elementos do Núcleo JS de Izeda, o Secretariado JS Bragança que como forma de apoio contaram também com as presenças do líder da bancada PS da Assembleia Municipal Luís Pires, do presidente PS Bragança Vítor Prada Pereira, do deputado da Assembleia da República Bruno Veloso e Jorge Gomes.

Seguiu-se uma tertúlia com o tema “Políticas jovens no Concelho de Bragança”, tema este explorado num clima informal. Sendo esta mais uma actividade organizada pela Concelhia da JS Bragança, de forma a integrar e apresentar os elementos do novo Núcleo, teve também como objectivo fazer uma análise acerca do que tem, ou não tem sido feito pelo executivo camarário face às necessidades dos jovens e mais concretamente dos jovens de Izeda, os “primos afastados” ou “parentes pobres” do poder autárquico brigantino.

Tertúlia esta que contou com cerca de 30 participantes e todos eles concordaram que pouco ou nada tem sido feito para melhorar a vida dos jovens no Concelho. De entre as queixas ou falhas graves foram apontadas a falta de uma política Municipal que estimule a criação de emprego jovem, que se tem visto “fugir” para concelhos vizinhos por falta de empenho e vontade do executivo camarário. Foi dado como exemplo a não adesão política do Presidente da Câmara face ao não apoio da criação de 5 Bombeiros profissionais em Izeda, querendo ele centralizar esses recursos na cidade. Outro tema abordado foi a falta de política desportiva, pois não se encontram em Bragança espaços suficientes e minimamente adequados para a prática desportiva e de lazer. Como exemplos surgiram as promessas eleitorais do presidente Jorge Nunes da instalação de umas piscinas em Izeda, do abandono político do município aos clubes (o concelho de Bragança não conta com nenhum clube na regional de futebol), não se encontram espaços adequados para campismo, má gestão das piscinas municipais com horários reduzidos e o não aproveitamento dos recursos naturais. Em relação à Educação e formação, abordou-se o tema de mais um empréstimo camarário para a criação dos centros escolares, do abandono e não aproveitamento de instalações como a escola EB 2,3 de Izeda, a carta educativa inadequada a necessitar de actualização.

Por último foi dada a conhecer a lei 8/2009 de 18 de Fevereiro que cria o regime jurídico dos conselhos municipais de juventude, que o presidente Jorge Nunes apelidou de “órgãos consultivos e sem utilidade nenhuma” e ainda afirmou “se os jovens querem participação política, que estes sejam integrados nas listas dos partidos”, o que é um facto é que um jovem não tem obrigatoriamente que ser “militante” para ter opinião e a partir deste momento essas afirmações carecem de um pedido de desculpas público aos jovens Brigantinos.

Se em contraponto com o Presidente da Câmara de Bragança, o Presidente da República se tem mostrado preocupado face á não adesão dos jovens á vida política, a JS Bragança com este núcleo de Izeda vem afirmar e fortalecer as suas hostes respondendo à chamada de uma voz esquecida pelo Município. É certo que será uma tarefa árdua remar contra a maré política instalada, virada para o paralelo, mas ainda assim, a JS Bragança e o núcleo de Izeda, vêm dar a cara para lutar contra estas políticas erradas que se têm esquecido constantemente dos jovens e particularmente dos jovens de Izeda.




(Alguns dos convidados)

Sem comentários:

Enviar um comentário